Detecção precoce de câncer no homem versus Prevenção Quaternária

O câncer não é uma doença nova, mas certamente é uma das patologias mais temidas pelas pessoas na atualidade. Isto pode ser explicado porque, apesar dos avanços no campo da oncologia, a gênese dessa doença permanece misteriosa e seu tratamento habitualmente é difícil e pouco eficaz sob a ótica da medicina convencional. 


Em função do cenário posto, há uma grande preocupação em diagnosticar precocemente as neoplasias, visando, em teoria, aumentar as chances de resposta favorável às medidas de combate a elas. Essa preocupação, contudo, se por um lado pode ser benéfica, por outro pode expor as pessoas ao excesso de diagnósticos e de tratamentos, algo que a prevenção quaternária tenta evitar. 

Fechando a agenda de novembro com temas voltados à saúde masculina, o objetivo principal da webconferência que você pode conferir no vídeo a seguir foi debater a seguinte questão: é possível haver um equilíbrio entre detecção precoce de câncer e a redução de iatrogenias proposta pela prevenção quaternária?


Para tentarmos responder a essa pergunta, propus uma viagem inusitada, passando por achados em múmias e pelo advento do humanismo como filosofia enraizada nas sociedades contemporâneas.





Quer saber mais? Cadastre-se na plataforma do Telessaúde SC e envie suas dúvidas para o serviço de teleconsultoria.


Comentários

  1. Imagem obtida em http://theovercomer.blog.com/2010/10/09/primum-non-nocere/ (acesso em 24 nov. 2015).

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Os adolescentes e algumas psicoses do nosso tempo

Sobre violência autoinfligida e a queda do pai na era moderna

A masturbação coletiva e os estudantes de Medicina