Rastreamentos para homens: o que de fato é importante?

Os exames de rastreamento, popularmente conhecidos como check ups, são um cuidado válido em termos preventivos. Entretanto, rastrear doenças aleatoriamente, sem critérios científicos que embasem a prática, é uma ação que traz mais riscos do que benefícios potenciais à saúde.

Neste mês de novembro, uma forte campanha publicitária encoraja cuidados preventivos para a população masculina, focando a detecção precoce do câncer de próstata através do rastreamento. Esta medida, contudo, não está em consonância com as melhores evidências que a ciência disponibiliza até o momento. É mais comum, inclusive, que o rastreio do câncer de próstata, antes de ser benéfico, cause danos, o que fere um dos princípios hipocráticos ao qual todo médico prestou juramento um dia.

Na webconferência que você pode assistir no vídeo a seguir, falo sobre rastreamentos, explicando o conceito dessa prática em saúde. Apresento, nesse sentido, os procedimentos que hoje de fato estão recomendados aos homens, bem como algumas práticas não indicadas, tudo à luz do conhecimento científico atual, do respeito à ética médica e da tomada de decisões compartilhadas.

Quer saber mais? Cadastre-se na plataforma do Telessaúde SC e participe-nos suas dúvidas.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Revirando as supostas faces ocultas de Freud: uma resposta ao vídeo da Brasil Paralelo

Nós e as perversões

A fibromialgia e a lei